1 – Ao contratar serviços de segurança privada, consulte as empresas, a idoneidade.
2 – Criar um plano de segurança com os demais comerciantes da rua, criando uma interação de estratégia com telefones, rede de contatos, grupo no “Whatts app.”, etc.
3 – Estabelecer formas de comunicação entre os agentes de segurança, via rádio ou contrato visual, telefone, etc.
4 – Os funcionários devem ser orientados a reconhecerem movimentação suspeita na rua e no caso de dúvida, contatar a polícia. Também é preciso treiná-los para qualquer tipo de emergência.
5 – Se houver suspeita de que funcionários sejam cúmplices de delinquentes, avise a polícia de forma sigilosa. Pesquise os antecedentes quando for contratar um funcionário.
6 – Instale dispositivos de segurança. Utilize câmeras de monitoramento do lado de fora e internamente, sempre respeitando a intimidade dos clientes.
7 – Fique atento a funcionários prestadores de serviços, tanto particulares como públicos, sempre peça a identificação, pois marginais podem se passar por esses tipos de profissionais.
8 – Caso ocorra a invasão no estabelecimento, tenha calma e oriente os funcionários e clientes que também fiquem tranqüilos, inclusive aos meliantes se preciso. Faça movimentos devagar, fale baixo e não olhe para eles diretamente. Só responda o que lhe perguntarem, evite negar algum pedido e principalmente não tente reação ou fuga.
9 – Colaboradores devem receber orientações periodicamente de como se comportar nas variadas situações de ocorrências.
10 – Se houver uma ocorrência, avise imediatamente a polícia e passe o máximo de informações que puder sobre os indivíduos, características, armas, veículos utilizados.
11 – Ilumine bem a entrada com luzes fortes e focadas.
12 – Tenha disponíveis telefones úteis como da polícia militar e civil, bombeiros e forneça aos clientes os dados da delegacia mais próxima, para efetuarem o boletim de ocorrência.
13 – Localize o caixa longe da porta e evite o acúmulo de dinheiro tanto no caixa, como no escritório.
14 – Não deixe veículos próximos à porta com a chave no contato, ou perto de locais que sirvam de rota de fuga dos marginais.
15 - Faça um exame cuidadoso do aspecto físico do seu imóvel e procure melhorar a segurança dos pontos vulneráveis.
16 - Reforce a tranca das portas, evite janelas de vidros muito grandes.
17 – Tenha sempre um lugar seguro para guardar mercadorias de valor e dificulte todos os acessos fáceis para um ladrão. Evite deixar produtos expostos do lado de fora da loja.
18 – Evite deixar grandes quantias de dinheiro no caixa. Recolha esses valores e coloque-os em lugar seguro, sempre em quantias e horários alternados, sem alarde e preferencialmente fora do seu estabelecimento (cofre, banco e outros). .
19 – Coloque alarmes para acionar vizinhos ou a polícia.
20 – Oriente os seus empregados e clientes a terem cuidado com bolsas e sacolas de compra.
21 – Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos e características dos marginais que estão atuando na região.
22 - Evite deixar a sua loja com só uma pessoa ou vendedor. Infratores das normas penais em número de dois ou três usam da tática de desviar a atenção do vendedor enquanto os outros furtam produtos e dinheiro do caixa.
23 - Deixe sempre atualizado a relação de endereços de funcionários e ex-funcionários da sua empresa.
24 - Na execução de serviços bancários evitem rotinas e instrua o funcionário designado para tais atividades sobre as medidas de segurança necessária(s).
25 – Produtos de grande valor não devem ficar expostos sem a devida segurança. Ao final do expediente eles devem ser guardados num cofre.
26 – Ao encerrar as atividades da sua empresa nunca deixem as portas abertas a meia altura. Feche-as por completo. Se houver clientes no interior da loja eles devem sair pelos acessos de funcionários e, de preferência, com seguranças.
27 - Certifique-se que ninguém permaneceu escondido na loja após o horário de expediente.
28 – Faça o fechamento do caixa sempre perto de algum alarme, telefone ou dispositivo acionador de vigilância.
29 – Sempre que ocupar um novo imóvel lembre-se de trocar as chaves do novo estabelecimento.
30 – Não comentar sobre grandes vendas.
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